quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Série Draculivro

Draculivro é uma série de livros sobre o garoto Odilon, filho de um livreiro mas que não gosta de ler. É como se diz o ditado "em casa de ferreiro, o espeto é de pau".


No primeiro livro da série, O Chupa-tinta, Odilon passa as férias observando os clientes da livraria, seus estranhos hábitos de cheirar, tatear, empenhar-se em encontrar a tão preciosa obra para leitura. Em uma tarde, um homem com um caminhar estranho, parecendo flutuar, aparece e sacando um canudinho do bolso e colocando-o entre as páginas, põe-se a beber o livro. Ele fica surpreso e intrigado com o fato bizarro e decide seguir o homem.
Este homem é um ex-vampiro que, após o consumo excessivo de sangue desenvolveu uma doença no fígado e passou a beber a tinta dos livros. O nome dele é Chupa-tinta.
É após este encontro que o gosto de Odilon pela leitura se modifica através de fato nada convencional.
"A tinta líquida é insossa. É como uma dieta sem sal. Por outro lado, a tinta que envelheceu no papel possui um sabor incomparável. É um verdadeiro deleite." O Chupa-tinta, pág. 30
O segundo livro é Um Canudinho Para Dois. Nele, Odilon sente-se sozinho por não poder dividir o segredo de ser um chupa tinta e teme pela solidão. Então conhece Carmilla, uma menina linda, mais linda que a menina mais linda da escola e descobre que ela também tem um segredo.

"Aspiro as histórias capítulo por capítulo. É delicioso. Quando elas entram na boca, fazem cócegas na ponta da língua. Sinto o gosto de todas as aventuras! Ora sou um pirata em um altivo veleiro de três mastros, ora navego no espaço a bordo de um foguete." Um Canudinho Para Dois, pág. 5
A leitura é ideal para crianças, principalmente as menores pois o livro ele é "magrelinho" tem letras em fonte ampliada e vocabulário fácil. A história em si, fascina bastante o pequenos leitores pela presença do ser sobrenatural. Mas é uma excelente dica para ser trabalhado nas aulas de literatura pois Odilon descobre no decorrer da história o prazer da leitura. Ou ainda pode ser lido em voz alta para um grupo de crianças, precisei de uns 5 minutos mais ou menos para ler cada livro.
Na nossa biblioteca você encontra os dois primeiros livros da coleção: O Chupa-tinta e Um Canudinho Para Dois. A série se completa com: O Pequeno Chupa-tinta Vermelho, O Chupa-erros de ortografia, O Livro dos Pequenos Chupa-tintas, A Pequena Chupa-cores, A Cidade dos Chupa-tintas.
Boa leitura!
Bárbara Leilane - auxiliar da tarde

Um comentário:

  1. Li "Um canudinho para dois" quando era criança e agora tô atrás dele

    ResponderExcluir