terça-feira, 24 de março de 2015

Bem-vindos a casa dos mortos


Queridos leitores do 6º ano, esta resenha é especialmente para vocês. Vocês ficam enlouquecidos pelos livros de terror (e me colocam louca também para disponibilizar cada dia mais!). Gosto de livros de suspense, mas particularmente, não acredito que de fato existam livros de terror. O terror está ligado ao que vejo  e, simplesmente não consigo sentir medo de algo que estou imaginando. Mas tudo bem, vamos em frente.

 Vamos começar pela tradução: Goosebumps significa arrepio, calafrio. Decidi por este entre todos os outros da série por ser a capa que mais me chamou atenção. Ah, e que capas heim! A Editora Fundamento sabe mesmo como chamar a atenção de vocês! Em Bem Vindos à Casa dos Mortos, o pai de Amanda e Josh recebe de herança uma antiga casa em Dark Falls e se mudam para lá. O nome da cidade já nos indica que nada bom deve acontecer pois porque a tradução seria "Quedas escuras". De fato a cidade além de estar quase sempre vazia é bastante escura: os dias são quase sempre nublados,  quando não,  o  sol  aparece pouco.  Também há muitas árvores, sem folhas é claro, para deixar o ambiente mais misterioso. Na verdade, apesar do título, pouco se fala da casa e só na final entendemos o motivo dela ser "dos mortos".

As passagens dentro dela são daquele jeito que vocês adoram: alguém surge no alto da escada, portas se abrem, cortinas balançam na frente de janelas fechadas... O autor sabe mesmo agradar vocês, me digam se não gostam deste trecho da página 64:

"A pele de ( ***) parecia estar derretendo. Todo o seu rosto caiu e se soltou do crânio. Olhei fixamente para o círculo de luz, incapaz de desviar o olhar, enquanto a pele de ( *** )se enrugava, caía e derretia. Quando os ossos apareceram, os olhos saíram de suas órbitas e caíram no chão."

Só para esclarecer, os *** são para não revelar o nome do personagem e estragar o final  da história.

Em um certo trecho fiquei por entender o que o nosso queridíssimo autor, Stine, define como camiseta. Na página 56:

Enxuguei a testa com a manga da camiseta. O ar estava quente e parado e desejei não estar usando mangas compridas."

Ah?  Como  assim?  Até  onde  eu  sei  camisetas  não  tem  manga,  muito  menos compridas! Outro trecho que vai receber minha crítica é na sequência em que Josh e Amanda estão no cemitério. Observe a sequência dos acontecimentos descritos pela Amanda a partir da página 59:

 " - Tá certo. Vou pegá-lo, mas preciso de luz - tirei a lanterna das mão de Josh e comecei a correr na direção de Petey."

"... olhei para além de Ray e procurei a luz branca da lanterna. Josh estava a várias fileiras de distância..."

"E então, de repente, uma luz surgiu na escuridão. A lâmpada de halogênio com sua luz brilhante e branca iluminou o rosto de Ray. - O que está acontecendo? - Josh perguntou..."
Se Amanda pega a lanterna de Josh para procurar Petey é porque eles só tem uma lanterna, o que aliás dá para perceber páginas antes quando ela fica sempre perto do irmão aproveitando a luz. E se ela estava com a única lanterna, faz sentido ela procurar pela luz branca da lanterna que já está na sua mão? Dãh! E como não há relato de que ela a tenha deixado cair, como é que o Josh aparece com ela depois? Fica parecendo aqueles erros de sequência nos filmes que sempre descobrimos.

Para encerrar as observações, na página 65 e 66:

"Olhei o relógio sobre a lareira. Já eram quase 2 horas.(...) Enquanto eu observava a escuridão arroxeada, um sol cor de laranja começou a aparecer sobre o alto das árvores."

Como assim? Dark Falls não fica no Ártico para ter sol  às 2 da manhã?! E nem é preciso explicar que se fossem 2 horas da tarde deveria estar escrito 14 horas ou pelo menos 2 pm. E sabe o que mais? Os alunos que leram este livro antes de mim não comentaram nada  a  respeito.  Será  que  eles  não  perceberam?  Minha  intenção  com  estas abordagens não é fazer com que vocês não leiam este tipo de livro. Ao contrário, como a linguagem é simples dá prazer em ler e a história é legal mesmo sem ter me causado medo. O que gostaria é que além de se divertirem que desenvolvessem este olhar atencioso e crítico de uma leitura bem feita.

Aproveitem!

Bárbara Leilane - Auxiliar da tarde

PROMOÇÃO A CULPA É DAS ESTRELAS.
ESTA POSTAGEM É PREMIADA!
O PRIMEIRO A COMENTAR, RECEBE UM BRINDE!
VÁLIDO PARA 04 DE MAIO.

4 comentários:

  1. Já li um dos livros da serie Goosebumps, mas foi do Acampamento Fantasma. Esses erros de ''sequencia'' kkk e não sao só nesse não viu. Em ''Acampamento Fantasma'' também é encontrado vários desses trechos sem nexo . Mas o enredo em si é bom , e Bem Vindo a Casa dos Mortos parece não ficar para trás tbm. Com certeza vai para a lista de livros 2015

    http://nasentrelinhasdaimaginacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Ana Bia!
      Um dos marcadores é seu!
      Passe na biblioteca de 07 às 19h para escolher o seu.
      Temos com diversas frases do livro para você escolher!

      Excluir
    2. Aiii obrigada ^^ Pode deixar que vou correr para ai

      Excluir
    3. Aiii obrigada ^^ Pode deixar que vou correr para ai

      Excluir