terça-feira, 28 de outubro de 2014

Resenha: A 5ª Onda

A 5ª Onda -Rick Yancey


“Esqueça os discos voadores, homenzinhos verdes e aranhas mecânicas gigantes cuspindo raios de fogo. Esqueça as batalhas épicas com tanques e jatos de guerra e a vitória final para nós, humanos intrépidos, brigões e indomados sobre o enxame de olhos esbugalhados. Isso está tão distante da verdade, quanto o seu planeta agonizante se encontrava do nosso vicejante.
A verdade é: Quando nos encontrarem, a gente já era.” páginas 9 e 10

Uma tarefa bem difícil resenhar este livro,pois ele não é mais um livro sobre invasão alienígena. Os E.Ts , a forma do ataque, nossas chances de sobrevivência, não são do tipo que estamos acostumados a ler:

“Não havia um enxame de alienígenas descendo do céu em discos voadores ou grandes andadores de metal como algo saído da Guerra das Estrelas ou pequenos E.T.s enrugados e bonitinhos que só queriam arrancar algumas folhas, comer alguns confeitos de chocolate e ir para casa. Não é assim que termina.
Não é assim que termina mesmo.
Tudo termina com todos matando uns aos outros atrás de fileiras de refrigeradores de cerveja vazios na luz mortiça do fim de um dia de verão.”
página 19

O enredo se desdobra e se reinventa. Por isto é tão difícil falar sobre ele sem revelar os segredos que o livro nos guarda.

A história começa sendo contada por Cassie, nossa protagonista de 16 anos. Ela vive sozinha, escondida na floresta, tentando sobreviver às ondas de ataques alienígenas, enquanto procura pelo irmão, Sammy.

“A 1ª Onda terminou em segundos”
página 44. Tudo que funciona com energia para de funcionar: carros, aviões, luzes, relógios, celulares, absolutamente tudo.

“A 2ª Onda durou um pouco mais. Cerca de um dia.”
página 44. Tremores, terremotos e tsunamis.

“A 3ª Onda? Essa durou ainda mais: 12 semanas. Doze semanas para matar...” “A Morte Vermelha, ou a Praga de Sangue. A Pestilência. O Tsumani Vermelho. O Quarto Cavaleiro”
páginas 44 e 45. A doença dissolve todos os órgãos e o sangue sai pelos olhos, ouvidos, boca ou qualquer outro orifício, incluindo os poros.

4ª Onda: Silenciador. Os Outros (como os alienígenas são conhecidos) assumiram os corpos dos humanos, mais ou menos como em A Hospedeira. “Esse dilema nos dilacera. (…) A 4º Onda nos obriga à solidão. Somos minoria, enlouquecemos lentamente devido ao isolamento, ao medo e à terrível expectativa pelo inevitável.” Alguns tem a função de atiradores de elite, localizam e matam os humanos.

5ª Onda: Bem, a 5ª Onda não é o que parece ser e quando você pensar que sabe o que está acontecendo, prepare-se para a surpresa.

O que realmente não gostei foi a forma como os capítulos foram organizados e titulados. Não há no início dos capítulos algo que indique que é outro personagem narrando. Li quase todo o segundo capítulo pensando que se tratava ainda da Cassie como narradora, só depois percebi que não era, pois havia um pronome no masculino, e precisei reler o capítulo para me situar.

Desta forma fiquei preparada para o terceiro, sem imaginar nenhum personagem na cena, apenas lendo ( tarefa difícil ) até identificar quem era o narrador. Para complicar um pouco mais, aparecem personagens que não havia sido mencionados antes ou, se posso assim dizer, que trocam de identidade e vêm como narradores. A cada início de capítulo era o mesmo problema. Talvez tenha sido intencional, como mais uma parte reveladora, como uma surpresa preparada pelo autor. Se esta foi sua intenção Yancey, sinto dizer que não gostei da surpresa.

“Era nisso que a vida na Terra tinha se transformado desde a Chegada. Um mundo de dúvidas e incertezas.”
página 15

“Isso foi o que os Outros fizeram conosco. É impossível formar um grupo para lutar sem confiança. E sem confiança, não havia esperança."
página 18

Gostei mais de Sammy do que de sua irmã. Estou com sérios problemas com as protagonistas dos livros lidos ultimamente.
É claro que tem um pouco de romance. Cassie conhece Evan Walker e em meio ao ataque, eles tem alguns momentos de suspiros e sussurros:

“Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer.”
página 228: Evan para Cassie.

A 5ª Onda é uma trilogia e espero que o segundo livro comece com todo o fôlego porque o primeiro começa bem lento. A ação na verdade só nos aguarda no final do livro. Aí sim, temos uma onda atrás da outra nos revelando os fatos.

“Há um velho ditado sobre a verdade ser libertadora. Não acredite. Às vezes, a verdade fecha a porta da cela e joga a chave fora.”
página 251

Há algum tempo a Columbia Pictures comprou os direitos de adaptação de A 5ª Onda. Susannah Grant, indicada ao Oscar por Erin Brockovich, é a responsável por adaptar o primeiro livro da trilogia e parece que as contratações estão andando. Há três atores cotados para ser Evan Walker na adaptação e estrelar junto com Chloe Moretz: Tye Sheridan, Nick Robinson, e Mitchell Hope.

Você pode ler a entrevista com o autor sobre o segundo livro (que ainda não tem título traduzido) "The infinite sea" em http://leitorcabuloso.com.br/2014/03/noticia-continuacao-sci-fi-5a-onda-rick-yancey-infinite-sea/

“Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você.”
página 231


Resenha de Bárbara Leilane - Auxiliar da Tarde

PROMOÇÃO A CULPA É DAS ESTRELAS. 

 ESTA POSTAGEM É PREMIADA!


 O PRIMEIRO A COMENTAR, RECEBE UM BRINDE!


 VÁLIDO PARA 08 DE MAIO

2 comentários:

  1. Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para tras .elas nao pertencem ao passado elas pertencem a voce.achei essa parte muito legal jeniffer 23b

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Jennifer!
    Pode retirar seu brinde!
    Segunda-feira, aguarde mais brindes!

    ResponderExcluir